a regiao
booked.net
marcel leal
11.Maio.2024         |    Versão em PDF
 

Revelações de uma tragédia

Toda tragédia mostra o caráter dos bons e a falta dele nas pessoas ruins. Na do Rio Grande do Sul, por exemplo, vemos Whindersson Nunes usando drones para levar ajuda às famílias ilhadas, Luciano Hang mandando dois helicópteros, Neymar enviando seu jatinho, Scooby e amigos botando o pé na lama. Jipeiros e jetskizeiros na luta.


Canalhas da desgraça alheia

Por outro lado, a polícia já prendeu 47 pessoas por saques e abusos sexuais. Felipe Neto montou um esquema para tomar doações de seguidores e comprar purificadores de água a R$ 22 mil cada. Só que eles custam R$ 12 mil e já foram enviados pela Argentina, Uruguai e Israel, mesmo estando no meio de uma guerra. Sempre ajudam nas tragédias.


Como ser um dos seis canais?

Segundo a consultoria Kantar, 21% dos compradores usam, em média, apenas seis canais diferentes para fazer suas compras. Fui analisar eu mesmo, só na parte online: Amazon, Shoppee, Relva Verde, Galeria do Bacalhau, e as Lojas Americanas. Mas no comércio local uso bem mais que seis. Para voce ser um dos 6 escolhidos não tem segredo: é anunciar bem, atender bem, tem bons preços e variedade no seu ramo.


Não temos mais democracia

censura Não existe democracia sem liberdade de opinião. Não existe liberdade de opinião relativa. Ponto. E não importa se é censura ou autocensura por medo. Hoje o Brasil não é uma democracia. O Paraná Pesquisas aponta que 61% dos brasileiros temem ser punidos por falar ou escrever o que pensa. A escalada autoritária já se desenhava com o politicamente correto e a punição de quem não gosta de negros ou gays. Tudo virou racismo e homofobia. O Alexandre de Moraes virou censor das opiniões de direita, de toda crítica ao governo, STF e TSE. Ter opinião virou crime, mesmo sem constar na leis. É ditadura moderna, com "eleição".


Rádio salva o dia na enchente

Um problema grave na enchente do RS é que 222 cidades estão sem nenhum sinal de telefone ou internet, a maior parte também sem energia elétrica. O que está salvando a comunicação é o rádio, graças a aparelhos de pilha, de carro e no celular, que não precisam de internet nem de energia. Elon Musk também doou 1.000 estações Starlink.


Única forma de comunicar

Nas cidades alagadas e isoladas de tudo, é o rádio quem informa sobre a previsão do tempo, locais de abrigo e de distribuição de doações, quem foi encontrado, onde fazer contato com as equipes de salvamento, que áreas evitar, entre outras informações. Faz isso há mais de 100 anos e continua essencial na vida de todo mundo.


Uma nova revolução no rádio

O órgão que controla as comunicações nos EUA liberou um esquema de geo-localização para rádios, usando repetidores. Elas podem, por exemplo, ter comerciais diferentes para os ouvintes de cada bairro ou cidade, até uma programação diferente em cada região. Pode virar (mais uma) boa revolução no meio centenário.


Uma lenda, agora em livro

aldo bastos Numa noite recheada de poesia, arte e amizade, o lendário Aldo Bastos, com mais de 50 anos de atuação em Itabuna, lançou o livro Teatro Infantil, vol 1, com cinco peças escritas e dirigidas por ele. A ideia central é que elas sejam encenadas por outros grupos e também pelos alunos das escolas da região. Editado pela Via Litterarum, verdadeiro oásis da literatura grapiuna, o livro está sendo enviado para escolas de teatro do Rio e quase esgotou no lançamento. Para mim, foi a chance de rever um grande amigo e ídolo. Uma noite bacana, com atores e atrizes que atuaram nas peças, hoje já pais, mães, avôs e avós.


Gente insensível à tragédia

É inevitável falar da total falta de empatia e decência por parte do usurpador Lula da Silva e da Globo. A tevê, que tem obrigação de servir à população, ignorou a tragédia gaúcha por cinco dias. No sábado, preferiu transmitir o show pornô de Madonna na íntegra ao invés de informar sobre ajuda e salvamento para os gaúchos.


As prioridades da presidência

A primeira fala de Lula ao chegar ao RS, com cinco dias de atraso, foi que "torce pelo Grêmio e Internacional". Não liberou nada porque "não é o momento" e prefeitos "não sabem o que querem". A primeira-vaca Janja largou a reunião de crise no meio, pegou um jato da FAB e foi ver a Madonna. E deixou a ANTT barrar caminhões com doações.


Como ser um dos seis canais?

Segundo a consultoria Kantar, 21% dos compradores usam, em média, apenas seis canais diferentes para fazer suas compras. Fui analisar eu mesmo, só na parte online: Amazon, Shoppee, Relva Verde, Galeria do Bacalhau, e as Lojas Americanas. Mas no comércio local uso bem mais que seis. Para voce ser um dos 6 escolhidos não tem segredo: é anunciar bem, atender bem, tem bons preços e variedade no seu ramo.


Uma "multipessoa" de talento

raquel rocha Imagine bater papo com uma amiga que é mãe, poetisa, escritora, cineasta, apresentadora de tv, entre outras atividades, e ainda presidente da Academia de Letras de Itabuna. Falamos de tudo no Mesa Pra 2 da Morena FM, de cultura, vida e morte, velhice, infância, literatura, o que fazem na Alita... Raquel Rocha é bem tranquila sobre a velhice e a morte, mas tem um medo sério, que me assombra também. Ouça tudo no Spotify, em bit.ly/MesaPra2


Talento visitando sul da Bahia

Nem sempre quem eu quero levar no Mesa Pra 2 está disponível no dia do programa, por isso às vezes é preciso improvisar. Foi o que rolou na terça, aproveitando a passagem de meu amigo talentoso Marcionílio, hoje em Portugal, por Itabuna. O papo foi pra lá de interessante, com direito a muita música ao vivo, a participação de Alobened e da incrível cubana Brenda, que hoje canta com ele. Voce pode ouvir tudo no Spotify, em bit.ly/MesaPra2


A nova atração da Morena

O The Eurovision Show encerrou sua carreira, por isso a Morena FM buscou uma atração de peso para substituir. E encontrou. É Lynda Law Soul Show, um dos melhores programas de soul music e funk da Europa, apresentado pela cantora Lynda Law e transmitido para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália e o Brasil, exclusivamente na Morena FM, toda sexta, às 19h, em morenafm.com. Ele também vai estar no canal aternativo Morena FM/Rio.


:: Por falar nisso... ::


* Pra que existe dia disso e daquilo? Não vejo serventia, a não ser a citação inútil em rádios e jornais. Com raras exceções, só servem para deputados e vereadores fazerem marketing.

* Tem uma propos ta na Câmara, de um tal Hugo Motta, que visa autorizar o sequestro direto em conta de quem tem dívida com mais de 30 dias de atraso. Vai ficando inviável ter conta em banco.

* Fez sucesso na internet charge sobre o cavalo ilhado no RS. "Já tiraram o cavalo do telhado. Agora falta tirar o jumento do Palácio do Planalto", dizia.


:: Post-it virtual ::

O In Concert deste domingo, 19h, na rádio Morena FM, traz um dos maiores guitarristas da história do pop e do rock latino. Carlos Santana e seus amigos * Para quem se escandalizou com o show de Madonna, aviso que não é novidade, sempre foi assim, desde o começo da carreira * Além disso, o funk carioca é muito mais obsceno nos bailes e o brasileiro adora sexo. Mesmo negando.


# Coluna do jornalista Marcel Leal, CEO de A Região e da Morena FM. Comentários? marcel @ morena.com.br

Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm

 

#marcel #politica #opiniao